#SummerInCanada – 6 Coisas Que Não Sabes Sobre Ottawa

Como todos vocês sabem, a maioria do meu Verão foi passado em Ottawa, Canadá!

giphy

Sendo que já não é a primeira vez que passo umas semanas por lá, tive mais do que tempo suficiente para pensar em alguns factos sobre este país:

  • As pessoas, no geral, são super simpáticas

Os canadianos tem sempre um sorriso na cara e não estou a exagerar! Seja empregados de mesa, taxistas, staff de uma loja ou mesmo amigos de amigos, eles são bastante simpáticos. Às vezes, até são demais!

“Thank you” dali, “Thank you” daqui.

“How’s your day?” dali, “How’s your day?” daqui.

“Have a great day” ali, “Have a great day” acolá.

Uma vez, a minha irmã levou-me a conhecer a sua igreja. O serviço começava às 10 da manhã, então é claro que eu ainda estava super ensonada. Logo que entrámos no edifício, fomos recebidas por meio mundo com um sorriso esboçado na cara:

Não é por nada, mas EU NÃO CONSIGO SORRIR ANTES DO MEIO DIA!

Logo que perceberam que eu era de fora, fizeram de tudo para conhecer um pouco mais sobre mim e o meu background.

  • Não há beijinhos nem abraços para desconhecidos.

Uma das coisas que me fez imensa confusão foi a forma como as pessoas cumprimentavam-se no Canadá. Eu não sei quanto a vocês, mas eu cumprimento sempre as pessoas com dois beijinhos  no ar  na bochecha. Muitas vezes, eu ia a cumprimentar pessoas conhecidas da minha irmã e havia bastante hesitação por parte deles! Awkward. Eles preferem ou dar um aperto de mão ou, se tiveres sorte (é bastante raro), podes encontrar uma hugger – alguém que goste de dar abraços.

  • Taxas, taxas, taxas…

Eu não aconselho a ninguém que tenha um budget limitado a fazer compras no Canadá e vou explicar porquê. Lá, as taxas funcionam como o nosso IVA. A única diferença é que aqui, em Portugal, o IVA está incluído no preço exposto na montra enquanto que no Canadá, ele está posto à parte! Por exemplo, se virem uma t-shirt a 5C$, quando forem a pagar, fica a 7C$! Isto acontece em todos os domínios do comércio: restaurantes, centros comerciais, supermercados, etc.

Só para terem noção: Uma das poucas vezes que fui aproveitar os saldos no centro comercial, a conta era cerca de 63C$… Quando fui para a caixa, a conta ficou a 87C$! Mais de 20C$ e tudo por causa das taxas… Argh!

tumblr_m4wroqWGcq1rpntky.gif

  • As gorjetas são obrigatórias!

Isso mesmo! Em Portugal, ainda temos a opção de ponderar se o empregado de mesa, o taxista ou o entregador de pizzas merece ou não um dinheirinho a mais. No Canadá, já é ao contrário: É obrigatório dares, pelo menos, 15% da tua conta! E se não deres? Recebes um olhar de morte que até ficas confusa com a tua vida.

Uma das vezes que encomendei comida chinesa para casa, a conta rondou os 58C$! Então, eu entreguei 60C$ certos e disse para o senhor ficar com o troco. Ele revirou os olhos e andou até ao carro a rir ironicamente. Indignada com a atitude do senhor, contei à minha irmã e ela explicou-me que a quantidade de gorjeta que dei foi muito pouca, daí a sua reação.

Aqui, em Portugal, levas com 50 cêntimos e já vais com sorte.

My bad.

giphy.gif

 

  • Muitos STOP’s e zero rotundas.

Quando atrevi-me a conduzir pela primeira vez no Canadá, reparei em duas coisas:

A quantidade excessiva de sinais de STOP e a escassez de rotundas.

Sem exageros, num parque de estacionamento ao ar livre de um supermercado, és capaz de encontrar um sinal de stop de 5 em 5 segundos e o mesmo acontece nas vizinhanças! É um método de segurança, porque, como é óbvio, nos parques de estacionamento existem imensos carros e nas vizinhanças, existe sempre a hipótese de uma criança aparecer, sem aviso prévio. Mas para quem está a conduzir, é bastante irritante. Agora, em relação às rotundas, elas não existem de todo (a não ser nas zonas novas). O transito é regulado por muitos semáforos!

  • Nada de sapatos dentro de casa!

Todas as casas canadianas tem um espaço no hall de entrada para, tanto os residentes como as visitas, colocarem os seus sapatos. Algumas até oferecem meias, caso o chão esteja demasiado frio para o teu gosto! Mas, absolutamente ninguém entra dentro de casa calçado! O que é uma ótima maneira de evitar que o chão fique sujo e dá uma maior sensação de conforto.

É algo que eu, definitivamente, vou fazer na minha futura mansão casa.

 

tenor

 

Notas Finais:

white-marble-background-61631.png

Chegámos, assim, ao fim do artigo sobre as 6 coisinhas que saltaram à minha vista em Ottawa. 

Deixem sempre as vossas sugestões na caixa de comentários.

Caso tenham gostado do artigo, metam um like e sigam o blog!

Se, por acaso, não tens conta no WordPress, podes continuar a deslizar esta página até ao fim (ou podes clicar no botão Menu) e subscrever-te ao blog via e-mail. Dessa forma, recebes sempre um e-mail a cada post. 

Obrigada a todos!

Vejo-vos da próxima vez que publicar,

tenor.gif

Bye!

Advertisements

4 thoughts on “#SummerInCanada – 6 Coisas Que Não Sabes Sobre Ottawa

    1. Ainda bem!!
      É sempre giro refletir acerca destas coisinhas sobre países que visitaste!

      Obrigada pela visita e pelo comentário 😘 Irei visitar o seu blog em breve.

      Xoxo

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s