#VidaDeEstudante – Dicas Para o Secundário #1

Gente, chegámos a Setembro!

Isto significa que tudo o que tínhamos a fazer nas férias de Verão, já deveria estar feito, sendo que em poucos dias, a tortura escolar vai começar!

aff-gif-bcq.gif

É isso mesmo, vocês leram bem! A verdade tem de ser dita: A escola é uma tortura tanto física, como emocional… mas, é necessária!

Cabe a nós encontrar os melhores métodos para tornar esta experiência um pouco melhor. É muito fácil afogarmo-nos na ansiedade, nervosismo, stress, etc etc, e essa facilidade torna-se ainda mais acessível no secundário.

Então, hoje trago algumas dicas para o secundário para ajudar-te nesta jornada inicial:

1. Dêem uma vista de olhos na matéria do ano passado.

Ouve, com o andar das férias, provavelmente até já te esqueceste da formula resolvente. Como passaste mais de dois meses sem olhar para nenhum livro escolar, é mais do que normal não te lembrares de quase nada. Então, de modo a largares um pouco a preguiça e de reativar o teu cérebro, nestes primeiros dias de Setembro, abre o livro da tua disciplina favorita – para doer menos -, folheia algumas páginas e, talvez, faz alguns exercícios básicos. Isto também vai ajudar imenso para os típicos testes diagnósticos.

tenor.gif

 

2. Reflete e estabelece objetivos

É assim, esquece tudo -menos o que aprendeste- sobre os anos anteriores. A melhor coisa de Setembro é a oportunidade de teres um começo novo! Não interessa as notas que tiveste nos anos anteriores, não interessa o tipo de aluno que eras. Este é o teu começo. Tudo começa a contar a partir daqui.

Portanto, as perguntas que tens que fazer à tua pessoa são: Que tipo de aluno quero ser? Quais são os meus objetivos? O que será bom o suficiente para mim e não para os outros? Quais são os meus pontos fracos e como posso melhorá-los?

É super importante refletires um pouco sobre o que queres alcançar neste ano letivo. Se puderes apontar numa agenda, ainda melhor!

giphy.gif

 

3. Escolhe o período da manhã

Eu já frequentei duas vezes o período da tarde e, por mais que saiba bem acordar tarde, ser do período da manhã vai ajudar-te imenso! Isto porque nada sabe melhor que chegar a casa à hora de almoço, teres uma hora para descansar e depois, teres a tarde toda para estudar com calma e não só, até acho que o ambiente da escola é muito mais calmo de manhã. Mas é claro que vais sentir raiva da vida cada vez que abrires os olhos às 7 da manhã.

giphy

 

4. Escolhe um lugar na parte da frente da sala de aula

Esta dica pode não parecer importante, mas, na minha opinião, é. Vamos falar de factos: A maioria das vezes os alunos que se sentam na parte de trás são aqueles que adoram cochichar com os colegas do lado. Portanto, por mais que queiras prestar atenção, se as pessoas ao lado não se calarem, bem que podes tentar, não vais conseguir.

Desde que eu decidi começar a sentar-me mais à frente na sala, o meu nível de concentração melhorou a 1000%. Na minha opinião, a melhor zona para sentar é na segunda fila horizontal contanto que a sala tem quatro a cinco filas. Lá, não estás perto o suficiente para levar com chuva de gafos, nem longe o suficiente para perderes a tua concentração facilmente!

iblCUr2H0aV8bo.gif

5. Compra os livros de preparação para exame!

“Ah, mas este ano não tenho exames.”

Não interessa. Mesmo que estejas a entrar para o 10º ano, eu acho essencial teres estes livros de preparação, porque eles, não só tem a matéria de todos os anos resumida, como também têm exercícios modelos de exame para todos os anos! Isto vai dar-te uma grande vantagem, pois a maioria dos professores, ao prepararem os testes, tiram exercícios deste tipo de livros de maneira a habituar os alunos aos exercícios típicos de exame.

Ora, uma coisa é certa: Eles não são baratos de todo, mas como servem para os dois/três anos inteiros, compensa imenso. Aconselho os da Porto Editora. Os resumos são muito completos e as soluções têm o processo inteiro de resolução.

6. Compra cadernos para o teu estudo em casa

A verdade é que no secundário a matéria quase que quadruplica em relação ao básico. Se estavas habituado a fazer resumos ou exercícios de aplicação em folhas soltas, digo-te que o melhor é comprares dois a três cadernos para os fazeres e numerá-los por ordem de utilização. Acredita que depois, na altura dos testes, será tão mais fácil de recolher os apontamentos dos anos anteriores, e até mesmo na altura dos exames.

giphy.gif

7. Compra post-it’s

Convém não serem muito pequenos, nem muito grandes e convém serem de cores berrantes. Eles vão ajudar-te imenso no que toca em encontrar, por exemplo, datas de testes, trabalhos ou até mesmo, pequenas notas acerca da matéria que achas importante realçar. Eles também vão deixar o teu caderno muito mais bonitinho. Eu comprava sempre os da Stapples em forma de balão de dialogo. São maravilhosos e dão IMENSO jeito!

giphy.gif

 

Notas Finais:

white-marble-background-61631

E é tudo por hoje!

Como podem ver, estas dicas são todas direcionadas para estes primeiros dias de Setembro. Esta rúbrica, #VidaDeEstudante, trará muitas mais dicas acerca do secundário. Muitos artigos sobre a passagem para o 10º ano, para o 11º e para 12º ano, métodos de estudo que eu utilizei ao longo destes anos, dicas para preparar para os testes de avaliação, etc etc. Tudo virá em breve com o andar deste mês! 

Se tiverem dúvidas específicas acerca do Secundário, deixem em baixo na secção dos comentários juntamente com as vossas opiniões acerca do artigo de hoje.

Caso tenham gostado do artigo, metam um like e sigam o blog!

Se, por acaso, não tens conta no WordPress, podes continuar a deslizar esta página até ao fim (ou podes clicar no botão Menu) e subscrever-te ao blog via e-mail. Dessa forma, recebes sempre um e-mail a cada post. 

Obrigada a todos!

Vejo-vos da próxima vez que publicar,

giphy.gif

Advertisements

8 thoughts on “#VidaDeEstudante – Dicas Para o Secundário #1

  1. São ótimas dicas! Eu utilizei alguma delas nos meus três anos de secundário e definitivamente que fizeram a diferença! Mas falhei logo na primeira, haha. Nunca revia nada antes do início das aulas e arrependia-me sempre! :b
    Quanto aos livros para exames, existe uma boa maneira de poupar esse dinheiro. Uma amiga minha fez resumos durante os três anos já a contar com os exames, ou seja, chegou à época de exames e já tinha tudo organizado e sem gastar um tostão!
    Beijinhos
    littlewonderlandxo.blogspot.pt

    Liked by 1 person

    1. Olha, muito bem mesmo! Há sempre maneiras de encontrá-los também, há sempre alunos a venderem por menos! Mas lá está, podem não estar de acordo com os programas novos :/
      Eu, infelizmente, falhei nessa dos livros de exame e arrependo-me até hoje! Não os comprei no décimo e deveria te-lo feito, dariam imenso jeito!

      Bem, muito obrigada pelo comentário e pela visita!

      Xoxo

      Like

    1. Exatamente! Eu, infelizmente, também comprei o de matemática no 12o e foi logo um que não tinha resoluções! Em lado nenhum. Apenas as respostas. Então muitas das vezes tinha que recorrer a minha professora!

      Muito obrigada pelo comentário e pela visita! Estou sempre atenta ao teu blog 😘

      Xoxo

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s