#VidaDeEstudante – O Que Esperar do Secundário (10º Ano ➙ 11º Ano)

E estou de volta com mais um artigo da série “O Que Esperar Do Secundário”.

giphy.gif

Em seguimento do último artigo, hoje venho falar sobre a passagem do 10º ano para o 11º ano.  Se entraste este ano para o 11º ano, continua comigo. Irei dar um gostinho do que vais sofrer durante este ano letivo!

Eu não vou mentir: O décimo primeiro foi o ano mais difícil do meu secundário e acho que a maioria das pessoas que já passaram por ele podem confirmar isso também.

Vai ser um ano cheio de stress, cheio de pressão, cheio de nervosismo devido a vários factores que mencionarei em baixo:

  • Primeiro de tudo, os exames estão de volta!

Eles estão de volta e piores que nunca. Se sofreste com os exames de Português e de Matemática no 9º ano, então com estes exames do Secundário irás morrer. Eles vão esgotar-te até à última gota! Vais sentir frustração, ansiedade e até mesmo desmotivação. Mas não te afogues nesses sentimentos! Lembra-te que eles têm a matéria de dois anos. Por isso, tens de organizar bem o teu tempo de estudo, tanto para o 11º, como também para rever a matéria do ano passado. Quanto mais cedo o fizeres, menos pressão sentirás na fase de preparação para exames.

Best-Cry-Ever.gif

  • Há uma ligeira diminuição na carga horária

O número de disciplinas mantêm-se, mas existe uma pequena redução na carga horária. Pelo menos, no meu caso, havia sempre um dia da semana em que saia uma hora e meia mais cedo do que o normal e isso dava-me um jeito danado para adiantar o estudo de algumas disciplinas ou mesmo para descontrair antes de começar a estudar.

  • Testes com matéria mista

Eu acho que isto depende imenso do método de preparação de exames de cada professor, mas a maioria dos meus professores das disciplinas com exames colocavam, pelo menos, um módulo de matéria do ano anterior. Na altura, eu ficava super chateada, porque tinha de rever tudo o que dei para trás, procurar os resumos, relê-los e redecorá-los!

source.gif

 

Só depois é que percebi que isto era a melhor maneira de obrigar os alunos a reverem a matéria do décimo ano ao longo do ano! Desta maneira, na altura dos exames, a matéria dos dois anos está fresca e custa menos a rever.

  • A pressão é maior!

É super provável, logo na primeira aula das disciplinas com exames, levares com um discurso sério e aterrorizante acerca do quanto toda a turma terá que se esforçar este ano para conseguir uma boa nota no exame. Os professores vão sempre lançar bocas ao longo do ano sobre os mesmos e vão pôr cada vez mais pressão em cima de todos os alunos.

5.gif

Não cedam à pressão, mas tentem levar este ano com seriedade e esforcem-se ao máximo.

  • Muitas fichas, muitas apresentações e muitos testes.

Uma das coisas que mais me stressou no 11º foi a quantidade de avaliações que era capaz de ter numa só semana. Eu já tive, quase, uma semana cheia de avaliações desde testes, apresentações orais e mini-fichas. Era ridículo, mas cá estou eu: Viva!

 

Y99JZ

Como? Não sei, só sei que estou.

Notas Finais:

white-marble-background-61631

E, assim, termino o segundo artigo da mini-série O Que Esperar Do Secundário!

Esta rúbrica, #VidaDeEstudante, trará muitas mais dicas acerca do secundário. Muitos mais artigos sobre a passagem para o 11º e para 12º ano, métodos de estudo que eu utilizei ao longo destes anos, dicas para preparar para os testes de avaliação, etc etc. Tudo virá em breve com o andar de Setembro! 

Se tiverem dúvidas específicas acerca do Secundário, deixem em baixo na secção dos comentários juntamente com as vossas opiniões acerca do artigo de hoje.

Caso tenham gostado do artigo, metam um like e sigam o blog!

Se, por acaso, não tens conta no WordPress, podes continuar a deslizar esta página até ao fim (ou podes clicar no botão Menu) e subscrever-te ao blog via e-mail. Dessa forma, recebes sempre um e-mail a cada post. 

Obrigada a todos!

Vejo-vos da próxima vez que publicar,

tenor.gif

Byeee!

Leave a comment