#VidaDeEstudante – O Que Esperar do Secundário (11º Ano ➙ 12º Ano)

Se passaste para o 12º, vou já adiantar uma coisa: Sobreviveste ao pior ano do secundário. Garanto-te que este ano letivo será muito mais soft! Mas, nada de acomodações. Ainda tens trabalho a fazer.

HTTP3N0cmVhbTEuZ2lmc291cC5jb20vdmlldy8yNzAxNzIvZ29kLWRhbW5pdC1vLmdpZgloglog.gif

Queres saber o que deves esperar deste ano? Então, continua a ler!

  • Menos disciplinas

Este é o teu ano! Apenas tens cinco disciplinas, contando com Educação Física. Das quatro disciplinas teóricas que tens, tens a possibilidade de escolher duas delas! Escolhe aquelas que achas que são mais fáceis para subirem-te a média.

  • Se existe menos disciplinas, existe menos carga horária.

Os horários do décimo segundo são uma falta de respeito para aqueles que ainda estão no décimo ou no décimo primeiro. Esquece as aulas à tarde, se fores do período da manhã, e esquece as aulas de manhã, se fores do período da tarde! O normal é teres apenas três aulas por dia e com sorte, uma vez por semana, tens apenas duas aulas. Agora, não te deixes levar pela emoção de teres manhãs ou tardes livres. Aproveita o tempo livre para adiantares já o teu estudo, de modo a descansares mais cedo. Acredita, apesar de teres menos disciplinas, tens matéria a triplicar!

Supernatural-Dean

Pois é!

  • E os exames não te largam

Sofreste imenso com os exames do ano passado e só te apetece fugir de tudo o que esteja relacionado com a IAVE? Eu entendo-te, mas vais levar com mais uma doze de exames este ano. Achavas que dois anos de matéria era muito? Oh, meu amigo, este ano são três anos de matéria para rever.

giphy.gif

Portanto, todo o tempo que foi deitado fora no teu horário vai ter de servir para alguma coisa! Uma dica importante a ter em conta é organizar desde já todos os teus resumos dos anos passados e colocar num dossier.

Assim, evitas perder tempo à procura deles mais para a frente!

  • Aulas mais exigentes

Não é preciso pensar muito: Menos carga horária + Potes de matéria equivale a aulas dadas por professores que parecem que estão prestes a perder o último comboio do dia. É claro que ninguém vai avançar na matéria sem que os alunos a percebam, mas vai haver alturas em que serão capazes de sentir o stress que eles sentem para terminar o programa a tempo! Isto vai originar aulas mais exigentes e mais intensas em termos de trabalho.

giphy

  • Estudo mais descontraído

Graças ao tempo livre que tens, consegues respirar fundo e estudar com calma todos os dias enquanto nos anos anteriores, havia aquela ansiedade de estudar naquele dia, porque no dia seguinte, chegavas demasiado tarde a casa. Faz as coisas com calma e faz pausas. Não é a marrar até à meia noite que vão chegar onde querem. Estabelece a hora a que o teu cérebro deve desligar e guarda, pelo menos, duas horas e meia para focares-te em ti e descontraíres o máximo que puderes.

 

Nota Final:

white-marble-background-61631

E cá está o terceiro e último artigo da mini-série O Que Esperar Do Secundário!

Esta rúbrica, #VidaDeEstudante, trará muitas mais dicas acerca do secundário. Muitos mais artigos sobre a passagem para o 11º e para 12º ano, métodos de estudo que eu utilizei ao longo destes anos, dicas para preparar para os testes de avaliação, etc etc. Tudo virá em breve com o andar de Setembro! 

Se tiverem dúvidas específicas acerca do Secundário, deixem em baixo na secção dos comentários juntamente com as vossas opiniões acerca do artigo de hoje.

Caso tenham gostado do artigo, metam um like e sigam o blog!

Se, por acaso, não tens conta no WordPress, podes continuar a deslizar esta página até ao fim (ou podes clicar no botão Menu) e subscrever-te ao blog via e-mail. Dessa forma, recebes sempre um e-mail a cada post. 

Obrigada a todos!

Vejo-vos da próxima vez que publicar,

tenor

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s