#VidaDeEstudante: Dicas Para O Secundário #2

A primeira semana de aulas terminou e acredito que vocês já estejam todos estafados. Bem, não desanimem:

Eu estou de volta com mais um artigo cheio de dicas para o secundário!

cheering-minions

Preparados? Vamos lá.

  • Vai aos apoios!

Mesmo que a professora não tenha indicado o teu nome para ires ao apoio, vai na mesma! Talvez tenhas que ficar uma ou duas horas na escola à espera, mas acredita que eles só te vão dar benefícios. Lá, irás fazer trabalhos extras, irás aprofundar a matéria dada e terás a possibilidade de tirar as tuas dúvidas pessoalmente com o teu professor ou mesmo, ouvir as dúvidas dos outros.

Os apoios são essenciais, principalmente, se tiveres exames no final do ano, porque alguns professores optam por rever matéria dos anos anteriores nos mesmos. E acredita que isso vai-te poupar imenso trabalho.

  • Participa nas aulas!

Seja para responder a uma pergunta inicial da professora, seja para fazer a leitura de um texto ou para ir ao quadro, participa! Quando ninguém levantar a mão para responder, levanta tu. Parece que não, mas os professores têm muito em conta a questão da participação na aula. Ficam, logo, com uma boa impressão de ti, vão se tornar mais simpáticos contigo e mais preocupados com o teu progresso escolar. 389102

Quantas vezes é que eu disse a resposta certa a uma pergunta solta, mas, infelizmente, ficou tudo nos sussurros que lancei para a mim mesma.

Conselho:Não tenhas medo de falar. Sente o poder do silêncio que te rodeia quando falas.

  • Nunca vás para casa com dúvidas! Nunca!

Seja na aula, seja no apoio, não tenhas vergonha de tirar dúvidas! E nunca, nunca, nunca vás para casa sem perceber a matéria que deste, porque quando chegares a casa e quiseres estudar o que deste, não vais conseguir porque não percebeste patavina da explicação do professor. Se não percebeste algo, diz! Os professores estão lá para ensinar e esclarecer dúvidas, é o dever deles. Acredita que muita gente por dentro vai agradecer por teres posto a tua dúvida, pois a tua dúvida pode ser a de mais quatro pessoas que não tiveram coragem de falar nada.

giphy

  • Tira apontamentos.

Uma das melhores maneiras de ficares concentrado nas aulas é a tirares apontamentos. Seja do powerpoint, seja do que o professor está a falar ou mesmo, pequenas notas na margem do manual. Escreve, escreve e escreve. Dessa maneira, a aula passa a correr, o teu cérebro não desliga e captas a parte essencial da matéria que deste. Eu já cheguei a gastar duas a três páginas do meu caderno, apenas numa aula teórica, a escrever o que o professor dizia.

giphy

Quando sai da aula, tinha a matéria toda na cabeça.

Ao chegar a casa, foi super fácil de estudar.

  • Faz resumos da matéria do dia

Lembram-se de ter dito para comprarem cadernos de estudo? É para isto que eles servem. Quando chegares a casa, sentas na tua secretária, pegas nos livros e cadernos das disciplinas que tiveste e fazes os resumos da matéria que deste em cada uma. Tomas como base os apontamentos que tiraste na aula e complementas tudo com informações que estejam no livro. Se fizeres isto, todos os dias, quando os testes estiverem à porta, tens a vida facilitada. Já tens tudo resumido no caderno, é só memorizares e fazeres exercícios de aplicação. Caso seja uma disciplina mais prática, como Matemática: Em vez de fazeres resumos, pegas nos exercícios que fizeram durante a aula e refazes.

É ótimo para perceberes o mecanismo da matéria dada.

Conselho: Para não perderes tempo, podes sempre fazer os resumos diarios das disciplinas teóricas no teu computador. Quando chegar o fim de semana, passas tudo para o teu caderno de estudo. Mais uma boa maneira de interiorizares matéria.

  • Não acumules matéria!

Pela alma de tudo o que está vivo neste universo, não acumules matéria! Não deixes passar mais de duas aulas de uma disciplina sem teres resumido qualquer matéria que deram. Isto vai fazer com que fiques atrás na matéria e não vais acompanhar como deve de ser as próximas aulas. Com o tempo, vai ser inevitável cair neste erro enorme, mas faz de tudo para que não caias. Ele vai deixar-te num stress enorme. Em vez de fazeres apenas 2 páginas por dia, vais encontrar-te a fazer resumo de 10 folhas do livro, porque deixaste acumular e a data do teste está aproximar-se.

giphy

Notas Finais:white-marble-background-61631

E é tudo por hoje!

Esta rúbrica, #VidaDeEstudante, trará muitas mais dicas acerca do secundário. Muitos artigos sobre métodos de estudo que eu utilizei ao longo destes anos, dicas para preparar para os testes de avaliação, etc etc. Tudo virá em breve com o andar deste mês! 

Se tiverem dúvidas específicas acerca do Secundário, deixem em baixo na secção dos comentários juntamente com as vossas opiniões acerca do artigo de hoje.

Caso tenham gostado do artigo, metam um like e sigam o blog!

Se, por acaso, não tens conta no WordPress, podes continuar a deslizar esta página até ao fim (ou podes clicar no botão Menu) e subscrever-te ao blog via e-mail. Dessa forma, recebes sempre um e-mail a cada post. 

Obrigada a todos!

Vejo-vos da próxima vez que publicar,

adios-gif-21.gif

Adiosss

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s