#RumoÀCarta – Como Passar No Exame De Código À Primeira

Vamos ser sinceros: O exame de código é retratado pela maioria das pessoas como um bicho de sete cabeças. Mas, acreditem, ele não é nada disso!

O truque crucial é ir o mais preparado e confiante possível.

tenor.gif

Então, hoje vou dar algumas dicas para que isso aconteça:

  • Vai regularmente às aulas.

Antes de começares a tirar a carta, certifica-te que consegues arranjar um tempinho  para ires às aulas de forma contínua, ou seja, não comeces a ir às aulas quando sabes que só vais conseguir aparecer uma vez por semana ou de duas em duas semanas. Essa irregularidade vai fazer com que a tua aprendizagem seja mais lenta, sendo que vais esquecer-te do que falaste da última vez que lá estiveste muito facilmente.

  • Aproveita as aulas teóricas.

Não vás às aulas teóricas só para teres mais uma assinatura no teu boletim de presenças. Desfruta da aula ao máximo, porque és capaz de aprender mais na aula do que a ler o livro. Para desfrutares a aula ao máximo, larga o telemóvel e tira apontamentos!

Ao escreveres o que o professor diz, vais fixar mais rapidamente os pontos importantes do capítulo que estiveres a dar e o tempo passa a correr.

giphy

  • Faz molhos de exames de código.

Eu passei no exame de código com 0 respostas erradas e lembro-me de tocar no livro cerca de quatro vezes para ver o capitulo da sinalização e das velocidades. O resto aprendi através do que ouvia nas aulas e dos imensos testes que fiz no Bom Condutor, que não é nada mais nada menos do que a melhor plataforma de Portugal para a preparação e realização de exames de código. Lá, vocês têm resumos de todos os tipos de matéria existentes e têm vários tipos de testes para realizar: Têm aqueles que categorizados pelo grau de dificuldade e aqueles sobre uma matéria em específico.

Enquanto estiverem no inicio das aulas, recomendo que façam os exames categorizados por matérias (até podem selecionar várias para o mesmo exame) de maneira a aperfeiçoarem o vosso conhecimento de forma mais específica. Depois, quando estiverem perto de acabar as aulas, comecem a fazer os testes Difíceis. Assim que conseguirem passar de forma consecutiva nesses testes, estão mais do que preparado para exame (juntamente com o índice de bom condutor acima dos 75/80)! 

Agora, eu recomendo mesmo que se foquem no Bom Condutor, porque ele usa mesmo perguntas do exame. Normalmente, os exames das pens das escolas têm perguntas que nem fazem parte das perguntas divulgadas pelo IMTT e que a probabilidade de saírem no teu exame são mínimas. Então, não se assustem se chumbarem sempre nos exames da escola mas no BC, passarem constantemente.

Enfim, o Bom Condutor é mesmo incrível, e sempre que tiverem dúvidas acerca da resposta de uma pergunta, podem sempre ir para os comentários em baixo, existe sempre uma resposta deles a explicar a alínea correta.

  • Tira dúvidas.

Não guardem dúvidas para vocês, porque se forem para o exame com dúvidas, ainda se podem lixar com isso. Se tiverem alguma dúvida, perguntem ao vosso instrutor. Se tiverem dificuldades numa certa matéria que vos está a incomodar, peçam ao instrutor que explique essa matéria nessa mesma aula. Vocês estão a pagar para lá estarem, portanto aproveitem sempre a disponibilidade dos instrutores!

  • Não apresses a marcação de exame.

Uma das coisas que podes aproveitar é o facto de não teres de pagar aulas extras teóricas quando já tens o teu boletim preenchido. Podes continuar a ir gratuitamente e a aproveitar as aulas até quando quiseres. Agora, é importante marcares o exame quando te sentires preparado! Preparado em termos de teres a memória fresca e de passares regularmente nos exames que fazes. É bastante importante sentires-te seguro quando vais a exame, portanto pensa bem antes de o marcares.

  • Quando fores a exame, não mudes as respostas!

O exame de código é composto por trinta questões de escolha múltipla, caso estejas a tirar a carta de categoria B. Parece ser muitas perguntas, mas elas fazem-se normalmente em menos de 10 minutos. Isto significa que é muito provável ficares a espera durante os restantes 20 minutos até que o exame termine.

O que que muita gente faz? Cede à pressão do tempo e enquanto está a rever o exame, começa a duvidar das respostas que colocou e faz o maior erro da sua vida: Altera as alíneas. Não o façam! No meu exame, eu passei vinte minutos a rever aquilo vezes e vezes sem conta até que o tempo terminasse e passou-me várias vezes pela cabeça que as perguntas x e y estavam erradas, quando eu sabia que estavam certas! Um rapaz que estava na mesma sala que eu, estava a fazer exame para ligeiros e motas. Nos 10 minutos extras que ele teve, ele mudou algumas perguntas cuja a resposta estava certa e chumbou.

Não cedam à pressão nem à ansiedade e não mudem as escolhas múltiplas!

O melhor que têm a fazer é resolverem o exame com calma, isto é, ler a pergunta com calma juntamente com todas as opções disponibilizadas, e selecionar a que acham correta. Antes de passarem para a outra pergunta, leiam a pergunta e a resposta que deram e tá feito.

Nota: Queres saber um bocadinho mais sobre as aulas de condução e o exame de condução? Dá uma olhadela nos novos artigos e subscreve para não perderes nenhum! 

“O Que Esperar Das Aulas de Condução?” – Já Disponível

“Como Passar No Exame de Condução À Primeira!” – Já Disponível

Notas Finais:

white-marble-background-61631

E cá está! Um artigo de dicas para a passares no exame à primeira!

E tu? Já realizaste o teu exame de código? Ou ainda estás a caminhar para isso? Contem-me as vossas experiência nos comentários!

Caso tenham gostado do artigo, metam um like e sigam o blog!

Se estiveres aqui por mero acaso e não tens conta no WordPress, podes sempre clicar no botão Menu e subscrever-te ao blog via e-mail. Dessa forma, recebes sempre um e-mail a cada post.

Obrigada a todos!

Vejo-vos da próxima vez que publicar,

tenor.gif

Advertisements

11 thoughts on “#RumoÀCarta – Como Passar No Exame De Código À Primeira

  1. A minha experiência foi muito semelhante à tua, mal toquei no livre de código e acabei por me preparar só com exames online. Apesar de também ter passado com zero respostas erradas, a verdade é que ainda estive vinte minutos a mudar a resposta de uma pergunta que envolvia ambulâncias, caminhos privados e cedências de pasagem… Uma confusão, hahaha! Mas muito boas dicas para quem está a passar por esta fase agora 🙂

    Liked by 1 person

    1. Essas perguntas são sempre lixadas! Há sempre uma rasteira. A minha rasteira era uma pergunta sobre o sinal de cedência de passagem! Qualquer pessoa distraída caia nela 😋 O melhor estudo é mesmo fazer testes frequentes! Obrigada pela visita e pelo comentário! Em breve darei uma olhadela no teu blog 😉 XOXO

      Liked by 1 person

    1. Obrigada! Quando começares a tirar, acredita que estás a caminhar para uma grande etapa da tua vida ☺️ fico feliz por saber que terás em conta as minhas dicas! Elas ajudaram me imenso mesmo.

      Obrigada pela visita e pelo comentário! Em breve darei uma olhadela no teu blog 😉 XOXO

      Like

    1. Boa sorte para o começo desta etapa importantíssima para a tua vida! Acredita que no fim dela iras ver o quão importante ela é ☺️
      Fico feliz por levares em conta as dicas que escrevi, porque foram aspectos que ajudaram me imenso mesmo!

      Obrigada pela visita e pelo comentário! Em breve darei uma olhadela no teu blog 😉 XOXO

      Like

    1. Practice makes perfect!!
      O primeiro teste que fiz errei 15 perguntas! Um caos! E só para chegar ao primeiro teste aprovado foi uma luta continua 😂 é mesmo só treinares imenso imenso!

      Boa sorte para esta etapa 😉

      Obrigada pela visita e pelo comentário! Em breve darei uma olhadela no teu blog 😉 XOXO

      Like

    1. Fico tão feliz por levares em conta as dicas que dei! Não tenhas medos! Há muita coisa que vai te deitar a baixo e vais ficar desanimada, mas no fim, penso que vale muito a pena!

      Obrigada pela visita e pelo comentário! Em breve darei uma olhadela no teu blog 😉 XOXO

      Like

  2. Eu só não tenho medo como vou logo a pensar que não vou conseguir passar e isso fica-me na cabeça o tempo todo mesmo na realização do exame

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s