#VidaDeEstudante – Dicas Para Os Testes de Avaliação

Normalmente, por esta altura, as mini-fichas e testes de avaliação começam aparecer e shit starts to get real.

giphy-46.gif

Mas, não stressem! Hoje trouxe algumas dicas essenciais que devem ter em conta na altura dos testes e ao realizarem os mesmos. Querem saber quais são? Vamos lá!

Antes do teste deves….

  • Começar a estudar com uma semana de antecedência

Se estavas habituado a deixar as coisinhas para a última da hora, aconselho-te a tirar o chapeuzinho da chuva, porque, no secundário, isso não funciona! O melhor que tens a fazer é estar a par da calendarização dos teus testes e marcar com uma semana de antecedência o dia em que deves começar a estudar para cada uma das disciplinas.

  • Organizar os teus resumos

Quando disse que deverias começar a estudar para o teu teste com uma semana de antecedência, não me estava a referir a fazer os resumos de toda a matéria nessa única semana. Esses resumos devem ser feitos gradualmente, ou seja, ao mesmo ritmo que a matéria é dada! Nestes dias, deverás apenas recolher todos os teus resumos e começar a estudá-los de forma mais profunda, isto é, deves pegar neles, lê-los e interiorizar/entender o que está lá escrito.

  • Usar os últimos dois dias para fazer testes e exames antigos

Depois de reveres toda a matéria que sai no teste e de teres a certeza que já a sabes de trás para a frente e de frente para trás, só te resta fazer uma coisa: Pores os conhecimentos em prática! Utiliza os últimos dois dias para fazeres exercícios que estejam no manual, no caderno de atividades e, mais importante, no livro de exercícios de exame. Caso já os tenhas feito, revê a resolução dos que achas mais importantes e depois, procura novos exercícios na internet.

Não te esqueças de vasculhar os exames dos anos passados, porque muitas das vezes os professores vão lá buscar exercícios semelhantes ou mesmo iguais para o teste. Caso consigas testes dos anos anteriores, não hesites em fazê-los. Podem ser uma mais valia na altura do teste.

  • Não faltar ao último apoio antes do teste

Primeiro quero esclarecer que não deves faltar a nenhum apoio! Eles são super importantes, porque tendem a complementar o teu conhecimento e a intensificar a tua compreensão em relação à matéria. Mas, amigos, os apoios antes dos testes são pedaços de ouro! Não só porque tens a oportunidade de ouvir e tirar dúvidas, mas também porque os professores costumam desleixar-se e mandar algumas dicas sobre o teste.

Um “Isto é importante” ou um “Não liguem a isto, porque não vai sair.” já são boas ajudas para tirar um pouco de peso de cima de ti.

No dia do teste, deves…

  • Levar um relógio para controlar o tempo

O controlo do tempo é crucial para teres um bom aproveitamento no teste.

Logo que recebes o enunciado, deves ver o teste por alto para saberes mais ou menos o seu tamanho. Consoante a tua conclusão, tentas definir um tempo limite para cada grupo do teste! Cada vez que acabares um grupo, olha para o relógio e vê quanto tempo falta. Assim, sempre terás noção do tempo.

  • Não ficar preso numa pergunta

Pensa sempre que é sempre melhor acabares o teste e teres apenas uma ou duas perguntas erradas do que deixares mais de metade do teste por fazer, porque ficaste “encravado” numa pergunta! Sempre que ficares bloqueado por não estares a entender ou por, simplesmente, não te lembrares da resposta, passa a frente para teres tempo de voltar atrás no fim.

  • Não te deixes levar pelo nervosismo

Não entres em pânico quando as coisas não estiverem a correr como deveriam. Estares stressado ou nervoso só vai trazer desconcentração, o que para um teste não serve para nada. Respira fundo e conta até dez! Tens de fazer de tudo para conseguires voltar ao teu nível ideal de concentração… Tens de entrar na zone para conseguires ultrapassar uma barreira do teste.

Lembra-te sempre que se não conseguires mesmo fazer um exercício não é o fim do mundo! É um no meio de, sei lá, 20exercícios.

  • Revê o teste, se puderes

Nem sempre terás tempo para rever o teu teste, mas quando tiveres, revê!

Não te apresses a ir entregar o teste, porque não te apetece ficar mais tempo trancado na sala. Aproveita esse tempo para rever o teste com calma e corrigir os erros que apanhares pelo caminho. Podes sempre vir a salvar 2 a 3 pontinhos.

Notas Finais:

white-marble-background-61631

E cá estamos, mais uma vez, no fim de um artigo #VidaDeEstudante!

Espero mesmo que estas dicas vos ajudem para as rondas de testes! Acreditem que são momentos difíceis mas que passam. Apenas temos de saber lidar com eles!

Muito sucesso para todos os meus leitores estudantes!

Se gostaram do artigo, metam um like e sigam o blog!

Se, por acaso, não tens conta no WordPress, podes continuar a deslizar esta página até ao fim (ou podes clicar no botão Menu) e subscrever-te ao blog via e-mail. Dessa forma, recebes sempre um e-mail a cada post. 

Obrigada a todos!

Vejo-vos da próxima vez que publicar,

Advertisements

2 thoughts on “#VidaDeEstudante – Dicas Para Os Testes de Avaliação

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s