#GetToKnowMe – 1 Mês na Universidade (Tag Universidade)

  • Eu sabia que a vida universitária era diferente do secundário, mas nunca imaginei que fosse tão diferente! O que antes achava complicado, na universidade passou a ser mil vezes pior.

Resultado de imagem para college gif tumblr

É como se o secundário fosse o planeta Terra e a universidade fosse o planeta Marte. Exato. Completamente diferente!

Como já estou a caminho do segundo mês de tortura, decidi que não era má ideia partilhar mais um pouco da minha experiência com a Tag Universidade! Concordam? Bora lá, então.

1 – Quando é que ingressas-te na Universidade?

Eu comecei a universidade no dia 15 de Setembro de 2017.

2 – Em que Curso estás?

Neste momento, estou a tirar Ciências Biomédicas Laboratoriais (CBL).

3 – Sempre soubeste o que querias seguir, ou foi uma escolha de última hora?

O curso onde estou, sim, foi uma escolha de última hora.

A minha primeira opção sempre foi Medicina, mas, infelizmente, a minha média não chegava às exigências do curso. Então, como segunda opção, quis seguir um curso que mais tarde desse equivalências suficientes para conseguir entrar pelo concurso dos licenciados em Medicina. No entanto, esse curso era novo e estava sempre a mudar de regras de transferência, então achei-o um pouco instável. Até porque ele nem era profissionalizante, ou seja, se não fosse das escolhidas para entrar em Medicina, ficava presa com uma licenciatura que não dava para nada.

4 – Porque é que escolhes-te o curso em que estás agora, com que objetivos?

Assim que vi que a minha opção de Medicina estava descartada, pensei na minha segunda área de interesse: Investigação Criminal e Forenses. Como esse curso em específico apenas existe em privada, optei pelo curso de CBL. Isto porquê? Primeiro, porque ele é muito mais abrangente, porque resulta da fusão de dois cursos: Análises Clinicas e Saúde Publica e Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica. Automaticamente, saio licenciada com duas cédulas profissionais, uma para cada área. Segundo, porque consigo seguir a Área Forense, tal como no curso que mencionei acima, através da área de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica.

5 – No geral, como tem sido a tua experiência?

Exaustiva.

Resultado de imagem para exhausted study gif

Em termos de aprendizagem e estudo, a palavra perfeita para descrever como tem sido a minha experiência até agora é exaustiva. Eu não paro por um segundo! Se não é frequências, são trabalhos escritos e se não são trabalhos escritos são trabalhos orais. A altura das frequências quase que explodem com o meu cérebro e nem sequer estamos a meio da primeira ronda. 

Em termos de amizades, não tenho quaisquer queixas. Dou-me bem com toda a gente e tenho conhecido pessoas fantásticas ao longo deste primeiro semestre.

6 – Em relação às praxes, foste praxada? O que achaste dessa experiência?

Eu participei no segundo dia de aulas nas praxes e desisti no dia seguinte. Como já tinha mencionado anteriormente, eu não gostei nada das praxes da minha faculdade porque achei-as super extremistas. Não identifiquei-me com elas de todo, iam contra os meus princípios e simplesmente, não me senti confortável lá.

Resultado de imagem para no no gif

Fiquei desiludida, claro, porque pensei que fosse ter uma experiência completamente diferente e, consequentemente, estava a espera de muito mais. Muito mais em termos de diversão, as pessoas serem mais acolhedoras, não existir tanta barreira entre veteranos/caloiros, etc etc. Esperava que fossem mais divertidas e acolhedoras, e pronto, para mim, não foram. Daí a ter desistido logo no dia a seguir.

7 – Qual a diferença entre a Escola Secundária e a Universidade para ti?

Existem tantas! Tal como disse no inicio, são mundos completamente diferentes que até nem existem comparações válidas. Neste post, podem ver várias diferenças que notei logo na segunda semana de aulas, como, por exemplo, relações impessoais entre professores/alunos, ausência de toque de entrada, não existe um manual específico para cada disciplina, a liberdade imensa dos alunos, etc.

8 – Achas a Universidade uma mais valia para quem quer seguir e ter o emprego desejado?

No mercado do trabalho, sim, é sempre uma mais valia, mas não é o facto de termos andado na universidade por anos a queimar pestanas que vamos ter trabalho garantido. A taxa de desemprego só aumenta, portanto, nem com um diploma na mão temos a garantia absoluta de obter um trabalho na área que estudámos. 

Infelizmente, para muitas carreiras é necessário uma licenciatura, mas acho que a maioria das pessoas colocou na cabeça que se não for para a universidade, nunca terá um emprego digno. Isso é mentira!Resultado de imagem para shocked gif

O facto das pessoas estarem tão presas à ideia da universidade leva a que as mesmas pensem que é impossível criar o seu próprio negócio ou seguir um sonho que não se alcança por meio de licenciaturas. Conheço pessoas que arrependem-se de ter ido para a universidade, porque com os 15 mil euros que gastaram durante os 4 anos, poderiam ter investido para começar o negócio que têm agora. A universidade não é um holly grail, pessoal.

9 – Achas a experiência de estudar fora da tua cidade importante?

Acho! É uma ótima oportunidade para sair debaixo das asas dos teus pais e crescer muito com as novas responsabilidades que recebes quando vives sozinho. 

10 – Como são os relacionamentos entre amigos na Universidade?

Os relacionamentos que formei até agora são fantásticos, sou amiga de pessoas impecáveis, sempre prontos a ajudar e bastante divertidos.

Não tenho qualquer tipo de queixas em relação a amizades.

Resultado de imagem para study buddies gif

Notas Finais: 

white-marble-background-61631

Termino, assim, mais um artigo sobre a minha experiência na universidade até agora.

E vocês? Estão a ter ou tiveram uma experiência semelhante? Ou completamente diferente?Conta-me como está a ser/ foi a tua experiência na universidade, e sente-te livre para responder as perguntas do artigo.

Se gostaram do post, metam um like e sigam o blog!

Se, por acaso, não tens conta no WordPress, podes continuar a deslizar esta página até ao fim (ou podes clicar no botão Menu) e subscrever-te ao blog via e-mail. Dessa forma, recebes sempre um e-mail a cada post. 

Obrigada a todos!

Vejo-vos da próxima vez que publicar,

Resultado de imagem para goodbye gif

Advertisements

6 thoughts on “#GetToKnowMe – 1 Mês na Universidade (Tag Universidade)

  1. boa tarde! o curso que esta a tirar e o curso que estou muito interessada em tirar sera que me podia falar um pouco melhor dele? e que mesmo a nivel de medias ja procurei e a unica referencia que tenho e de 2015 e precisava mesmo de ter umas ideias mais claras e precisas

    Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s