#RumoÀCarta – O Que Esperar das Aulas de Condução

Ora, ora… Depois da alegria de passar no exame de código, vem a parte entusiasmante: As aulas de condução.

Se pensaste que o mais difícil era a parte teórica, posso te dizer que estavas enganado.

e2E7Cx8

A parte teórica é a mais aborrecida e a menos complicada do processo de tirar a carta de condução, acredita em mim. Nas aulas práticas, vais ter a oportunidade de pôr as mãos na massa e sentir que nem tudo é tão linear como está no livro de código.

Depois de ver que muita gente acedeu ao artigo Como Passar No Exame de Código À Primeira decidi que era uma boa ideia escrever um novo artigo sobre o que esperar das aulas de condução. Concordam?

giphy

Então, hoje vou falar um pouco de como deves olhar para as tuas aulas de condução e como elas são meio caminho andado para a tua sina no exame.

Caso sejas um nabo no departamento de carros e condução, a primeira aula é super importante. Vais conhecer o teu instrutor, a pessoa com quem vais lidar durante as próximas trinta e duas horas, e descobrir como a dinâmica das tuas aulas irá funcionar. É provável que ele explique também todas as coisinhas relacionadas com o carro: pedais, mudanças, o painel, como se ligam as diferentes luzes, piscas etc etc. São pequenas instruções importantes que vais precisar de reter para pegares no carro nas próximas aulas. Dependendo da tua escola, pode ser que nem conduzas logo na primeira aula.

Com o passar das aulas, vais começar a aprender cada vez mais coisas. Primeiro, vais começar por aprender a mexer na caixa de velocidades, tanto a aumentar como a reduzir mudanças, depois vais começar a fazer manobras tais como mudança de direção, contorno de passeio e os dois estacionamentos obrigatórios: em perpendicular e em paralelo. Será aqui que as dúvidas e as derradeiras dificuldades começarão a surgir, mas não te assustes, nem desanimes! Vais ter, pelo menos, 5 a 10 aulas horríveis das quais só vais fazer porcaria… e só te vai apetecer chegar a casa e…

giphy.gif

Nessa altura, tens que te lembrar que ainda estás aprender!

Não ponhas tanta pressão em cima de ti.

Outra coisa importante é se sentires te inseguro em relação a uma determinada manobra, fala com o teu instrutor! No início de uma aula, chega ao pé dele e diz: “Gostava que nos focássemos nos estacionamentos durante esta aula toda.” Não interessa se ele sente que já estás bem nos estacionamentos, porque quem vai fazer o exame és tu! Tu tens de te sentir o mais seguro possível e não ir para o exame nem com uma pequena insegurança ou duvida em relação a uma manobra. Lembra-te que estás a pagar pelas aulas, logo ninguém está ali a fazer um favor. Não tenhas vergonha de pedir.

Aproveita o que estás a pagar!

9b553b8ef2_1496310051_De-studieschuld-van-de-Upcoming-redactie.gif

Falando em instrutores, não tenhas medo de mudar de instrutor ou de pedir para teres acesso a dois! É mais comum do que parece chocar com a personalidade do teu instrutor ou simplesmente, sentires que o método de ensino dele não é dos melhores. Se sentires que o ambiente das aulas não é dos melhores e que prejudica a tua aprendizagem, muda de instrutor! Quanto mais aulas desperdiçadas tiveres, mais ficas tu a perder. Também podes optar por escolher dois instrutores e se sentires que existem incompatibilidades no que eles dizem durante as aulas, escolhe aquele que te deixa mais confortável no volante.

giphy.gif

Também é importante que vás às aulas de forma contínua, sem grandes interrupções. Isto é fácil se escolheres um período da tua vida em que tenhas muito tempo livre, como por exemplo, as férias de Verão. Isto vai ajudar imenso na tua aprendizagem porque quanto mais assíduo fores, mais facilmente vais reter informação. Não há cá espaço para preguiça nem para procrastinar. Mexe-te!

giphy.gif

Por fim, não te sintas pressionado a marcar o exame e nunca te precipites! Não confundas estares nervoso/ansioso com não estar preparado para ir a exame. Quando fores para marcar o mesmo, certifica-te que estás confiante com o que aprendeste até agora e se não tiveres, não te preocupes, marca mais duas/três aulas com o teu instrutor e aperfeiçoa o que te está a meter inseguro. Marca o exame quando estiveres confiante que nem a Beyoncé.

giphy.gif

 

2560x1440-white-solid-color-background

Sei que tenho andado completamente distante do blog por razões que mais tarde irei explicar. Mas, pretendo fazer publicações contínuas durante o resto deste Verão!

Fiquem atentos a novos artigos a cada Quarta, Sexta e Domingo da semana.

Espero que tenham gostado do artigo.

Xoxo

Facebook Instagram Twitter

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s