#RumoÀCarta – Como Passar No Exame de Condução À Primeira

Depois das aulas de condução, chega finalmente a altura de marcar o derradeiro exame de condução – aquele bicho de dezassete cabeças que parece que aterroriza toda a gente.

bfNKRqH.gif

Em seguimento do último artigo, hoje vim falar um pouco sobre como agir antes e durante o teu exame de condução para que tudo corra bem à primeira.

Marca aulas extras para o dia do exame

As aulas extras marcadas para o dia do exame são bastante importantes para conheceres os possíveis trajetos que possam vir a calhar no teu exame. Nessas aulas, o teu instrutor vai realçar todos os pontos importantes: STOP’s que estejam escondidos, passadeiras pouco visiveis, ruas com prioridade, etc etc. Coisas pequenas que por falta de atenção podem levar ao chumbo automático. Nestas aulas, também podes aproveitar para treinar as manobras, principalmente, aquelas que tens pequenas inseguranças.

Ir em primeiro ou segundo lugar? Eis a questão…

Acredito que a maioria dos artigos que leste até agora dizem para apostares em ires em segundo lugar por razões óbvias: consegues acalmar-te um pouco mais, estares atento aos erros cometidos durante o percurso da pessoa que foi em primeiro, consegues também ter uma maior perspetiva em como o teu examinador é e o que ele mais preza durante o exame. Mas a verdade é que ao ires em segundo lugar, a ansiedade e o nervosismo não vão diminuir… Vão aumentar gradualmente, deixando-te cada vez mais inquieto… e sinceramente, não sei se é algo da minha cabeça, mas acho mais confortante o pensamento de sair do centro de exames do que voltar para o centro de exames com o carro. Bottom line is se tiveres confiante e com as mãos a tremelicar um pouco, vai em primeiro lugar, se tiveres a ter um ataque de pânico… epa, siga segundo lugar.

tumblr_n19jh49QWI1sjwwzso1_500.gif

 

Pensa antes de fazer seja o que for

Indo em primeiro ou segundo lugar, o que irá determinar se passas no exame é o quão ciente tu estás. Até podes estar um pouco nervosa porque o nervosismo será inevitável de controlar. O importante é não deixares o nervosismo subir à cabeça e o usares de forma inteligente: Pegares nesse nervosismo para deixar-te mais ciente, mais atento a tudo o que é pedido para fazeres. A precipitação também será o teu pior inimigo no dia do exame – Se pensares duas vezes antes de fazeres seja qual for a manobra que o examinador pedir, garanto-te que tudo vai correr bem. Por exemplo, verificar sempre em que mudança estás com a ponta dos teus dedos, principalmente, se tiveres parado, verificar se estás em primeira.

source.gif

Não entres em pânico se o carro for abaixo

É quase impossível não deixares o carro ir abaixo durante o exame – É uma coisa totalmente normal desde que não o faças mais de três vezes. A forma como tu reages depois do carro ir abaixo é que vai determinar se o resto do teu exame vai correr bem ou vai começar a descambar. Deves olhar para isto como sendo um percalço: O carro foi abaixo. Okay. E agora? Liga o carro e recomeça. Não fiques a stressar, não percas o teu foco, não te apresses! Respira fundo, analisa o que correu mal, corrige, pega na chave e liga o carro.

giphy.gif

Faz uma condução defensiva

Se praticares uma condução defensiva durante todo o exame, garanto-te que o chumbo estará fora do teu alcance. Com condução defensiva, quero dizer várias coisas: Primeiro de tudo, vai com calma! A sério, não tenhas medo de conduzir devagar demais – o meu conselho é não passares dos 35km/h dentro de localidades, a não ser que vás para a autoestrada. Segundo, para sempre que achares necessário! Sempre, sempre, sempre! Não consigo dizer isto as vezes suficientes, mas para sempre! Não tenhas pressa, ninguém precisa de ir apanhar o comboio. Se tiveres que ficar parado na entrada de uma rotunda durante cinco minutos, fica parado na entrada da rotunda durante cinco minutos e só avança quando achares seguro! Tanto para rotundas, como para intersecções com pouca visibilidade. Nunca te precipites por sentires pressão dos outros condutores ou do teu próprio examinador. Para além disso, deves também estar sempre atento ao que está ao teu redor: Olhar para os retrovisores sempre que estiveres a entrar e a sair de uma rotunda. As pessoas na estrada são um pouco maluquinhas e não querem saber se estás em exame ou não.

5Ncu7Ib.gif

Lembra-te que tu é que estás ao volante e consequentemente, se alguma coisa acontecer, a culpa será tua e o chumbo será automático.

lala.jpg

Espero que este artigo ajude de qualquer forma para a vossa preparação para o exame de condução! Pelo menos, aqui estão as dicas que eu considero essenciais! 

Sei que é um momento de muito nervosismo e ansiedade, mas se mantiverem a calma, vai tudo correr bem! Eu acredito em vocês.

Não se esqueçam de confiar em vocês mesmos.

Fiquem atentos a novos artigos a cada Quarta, Sexta e Domingo da semana.

Espero que tenham gostado do artigo.

Xoxo

Facebook Instagram Twitter

Advertisements

One thought on “#RumoÀCarta – Como Passar No Exame de Condução À Primeira

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s