#VidaDeEstudante – 4 Sinais De Que Você Escolheu O Curso Errado

Algo que nunca passa pela nossa cabeça quando estamos prestes a sair do secundário é a possibilidade de escolhermos o curso errado. Para alguns, até é um assunto esotérico. No entanto, é algo que acontece mais vezes do que se possa imaginar.

Não é segredo nenhum que durante o ensino secundário, os alunos sofrem uma pressão enorme para ir para a universidade e escolher o seu curso. Por causa disto, é normal sentires que não tens nenhuma opção a nao ser… ir para a universidade.

Porém, existem tantos obstaculos que podem passar pelo nosso caminho. Talvez seja que a tua média não condiz com o que estavas a espera, deixando o teu curso fora do teu alcance. Talvez seja que simplesmente não faças a mínima ideia do que queres fazer profissionalmente. Quais são as tuas opções? Escolher seja o que for só para puderes dizer que entraste na universidade? Ou repetir os exames nacionais para melhorar a media? Infelizmente, a maioria escolhe a primeira opção e é aí que as coisas dão para o torto.

Mas como é que é suposto saberes se escolheste o curso errado?

  • Não tens motivação para ir ou sequer, prestar atenção às aulas.

Acho super importante enfatizar que ir para a universidade é uma decisão pessoal e nunca uma obrigação. 

Obrigação é ir todos os dias as aulas até terminares o secundário. 

Ir para a universidade é uma escolha tua.

Por ser uma escolha, é de se esperar que os alunos tenham vontade de aparecer nas aulas, entusiasmados com o que vão aprender.  

Afinal de contas, tu é que escolhes o teu curso!

Se tiveres no curso errado, não irás sentir vontade de ir a aulas nenhumas; e das vezes que decidires aparecer, tudo o que os teus professores dizem entra por um ouvido e sai pelo outro. Se tiveres no curso errado, não terás qualquer interesse pela matéria nem entusiasmo sobre o que estás aprender.

O único entusiasmo que terás será para sair da sala de aula.

  • Não tens paixão pelo teu curso.

Indepentemente de estares no curso dos teus sonhos ou não, uma coisa é certa: ir para a universidade não é um mar de rosas! Haverá dias em que irás acordar e pensar: ‘oh meu deus, eu não aguento mais!’. Tal como haverá dias em que irás acordar e pensar: ‘woah, mal posso esperar para a aula de hoje!’.

Se estiveres no curso errado, todos as aulas serão completamente aborrecidas e estudar será emocionalmente exaustivo!

No final do dia, a tua paixão pelo o que estás a estudar será a tua gasolina para continuar a puxar. A paixão pelo o que estás aprender irá impedir-te de desistir do curso quando as coisas ficam bastante stressantes, dos teus objectivos e da tua futura profissão de sonho.

Se essa paixão não existe, aquele fogo que mantêm-te focado não existe também.

  • Não suportas a idea de trabalhar no campo profissional do teu curso

Uma das coisas que fez-me desistir do meu primeiro curso não foi a falta de interesse pelo o que estava a aprender. Eu, genuinamente, achava a matéria interessante. No entanto, quando eu pensava sobre o meu futuro, era impossível imaginar-me a trabalhar no campo profissional do curso. Por essa razão, eu não consegui continuar.

No fundo do meu coração, eu sabia que não iria ficar feliz com a minha saída profissional e que por essa razão, eu deveria mudar de curso.

Lembrem-se sempre que uma das razões pelas quais se tira um curso é para aprender mais sobre uma certa disciplina para que seja possível exercer uma profissão relacionada com o nosso curso. Se por alguma razão, não consegues ver-te a trabalhar em nenhum dos campos profissionais que o teu curso oferece, então não estás no curso certo.

  • Escolheste o curso porque não tinhas outra opção.

Um dos maiores erros que podes cometer é entrar num curso porque não tens outra opção.

Por experiência própria e experiencia vinda daqueles que me rodeiam, vale sempre a pena mete o nosso orgulho de lado, sacrificar um pouco do nosso tempo a estudar e re-fazer aquele exame para melhorar a nossa média.

Se escolheres um curso porque simplesmente não conseguiste entrar no que realmente querias, vais passar o tempo todo a comparar o curso que estás a estudar com o teu curso de sonho e nunca ficarás satisfeito com o teu ser.

Por hoje, é tudo o que tenho para partilhar com vocês!

Achei interessante trazer este tema ao blog porque é algo que nunca nos passa pela cabeça; e realmente, estes são pontos que eu gostava de saber antes de aperceber-me que estava no curso errado.

No entanto, se fores alguém que está indeciso sobre a sua decisão universitária, espero que estas dicas te tenham ajudado. Se conheceres alguém que está a passar por algo semelhante, por favor, partilha este artigo ☺️

Quero agradecer aos meus fantásticos seguidores do Instagram por responderem aos questionários das stories e ajudarem-me a construir este artigo.

O que que vocês acham? Estás nesta situação ou conheces alguém que ja esteve nesta situação? Que pontos adicionarias a este artigo?

Estou super curiosa por saber a vossa opinião!

Espero que tenham gostado deste artigo! 

Não se esqueçam de deixar um like, um comentário com a vossa opinião sobre o artigo de hoje!  Para que não percam nenhum post, por favor, subscrevam-se ao blog por email ou sigam-me no Instagram, onde podem encontrar novidades e conectar comigo – @cielaunlimited

2 thoughts on “#VidaDeEstudante – 4 Sinais De Que Você Escolheu O Curso Errado”

    1. Muitooo obrigada pelo comentário 🙂 foram coisas que eu perguntei a mim mesma quando estava a determinar se estava no curso errado. E realmente estava! Espero que isto ajude pessoas que estejam na mesma situação😉

      Love,
      Ciela x

      Like

Leave a comment