#VidaDeEstudante – Estudar No Reino Unido: Ciencias Forenses e Investigação Criminal

Hoje venho falar com vocês sobre uma das maiores vitórias que atingi no ano de 2020:

Entrar no curso de Ciências Forenses e Investigação Criminal na UCLan.

Muitas voltas e obstáculos tive de ultrapassar para finalmente chegar a este ponto da minha vida. Tive de aprender a sair da minha zona de comforto, aprender a lutar pelo o meu sonho e não ter medo de seguir em frente – entre desistir do meu curso, arranjar um trabalho part-time, mudar de país ou adaptar a uma cultura completamente diferente, não houve nem uma vez em que olhei para trás e pensei:

“Estou a cometer um erro!”

Estranho, não é?

Todas essas mudanças radicais reviraram a minha vida num ângulo de 180 graus, mas eu nunca senti medo. Talvez porque tenho um sistema de suporte incrível; mas também porque tenho outra coisa: o meu gut feeling. Sempre prestei atenção ao meu instinto e por isso, continuei em frente, nunca olhando para trás com arrependimento. Há medida que cresces, começas a perceber que medo pode ser o teu pior inimigo ao ponto de impedir-te de explorar os teus sonhos e objetivos!

Qualquer das maneiras, não se enganem porque nada disto foi fácil!

Tive de ultrapassar imensos obstáculos. Porém, sem eles, não estaria onde estou agora – satisfeita com o que estou a estudar e finalmente, com objetivos cristalinos para o meu futuro.

Com isto, hoje quero partilhar com vocês sobre o primeiro ano do curso de Ciências Forenses e Investigação Criminal na University of Central Lancashire, Reino Unido.

Acreditem que isto é algo que eu nunca pensei que fosse dizer na minha vida.

O meu interesse por Ciências Forenses e Investigação Criminal já vem comigo desde os meus… 14/15 anos? É uma área que sempre despertou imensa curiosidade em mim porque, de certa forma, é uma área bastante exclusiva, até há quem a possa definir como obscura. Ter o privilégio de passar por aquele cordão policial, de aprender como se lida com uma cena de crime, aprender como identificar, documentar e colectar os vários tipos de provas é algo me fascina.

E sabem qual é a minha parte favorita?

Aprender como mundo real realmente funciona, desmistificar todos os conceitos predefinidos pelas séries criminais da TV.

Eu sou uma sucker por séries como CSI e How To Get Away With Murder. No entanto, quando começas a aprender como tudo realmente funciona, é super divertido olhar para estas séries e pensar… “Não é bem assim que funciona!”.

Para o benefício deste post, achei que seria de valor partilhar com vocês as cadeiras que tenho no primeiro semestre:

Crime Scene Science

Nesta cadeira, aprendemos os conceitos básicos de análise de cenas de crime tal como identificação de provas, como fazer a amostra de cada tipo de prova, como preservar as amostras, o que fazer para proteger a cadeia de custodia, como preencher a documentação necessária, quais sāo as legislações e protócolos que os CSI’s devem seguir, etc.

É definitivamente uma das minhas cadeiras favoritas até agora!

Introduction to Criminal Investigation

Esta é outra cadeira que simplesmente amo.

A matéria foca-se mais na parte policial do curso. Fala sobre os vários tipos de detetives que existem em Inglaterra, analisamos casos que mudaram o sistema legal britânico, as etapas envolvidas no desenvolvimento e resoluçao de investigações criminais, como produzir linhas de investigaçao, como lidar com vitimas, testemunhas e suspeitos, etc.

Study Skills for Criminal Investigation

No artigo sobre as universidades britânicas, mencionei que nas instituições acadêmicas britânicas existe sempre uma cadeira por ano dedicada a escrita acadêmica – no meu caso, é a cadeira Study Skills for Criminal Investigation. Nesta cadeira, praticamos a nossa escrita acadêmica e aprendemos a fazer leituras eficazes de documentos, como trabalhar em equipa, como tirar notas e como pensar de forma crítica.

A avaliação é feita puramente por trabalhos escritos que focam-se em temas judiciais/criminais.

Crime Scene Photography

Esta é uma das duas cadeiras opcionais do primeiro semestre.

Como podem presumir pelo titulo, este modulo ronda à volta da fotografia de cenas de crime – é um assunto muito mais complexo e minucioso que possamos pensar; e é uma habilidade essencial para este campo profissional.

Nāo só aprendemos sobre as funções básicas de uma maquina fotografica (e a importância de trabalhar em modo manual) como também sobre os cuidados que devemos ter ao fotografar uma cena de crime, seja uma casa, rua, veiculo, de dia, de noite, com sol, neve ou chuva. É uma cadeira que costumo falar imenso nas minhas insta stories e mostrar os meus seguidores algumas das minhas fotos!

Por hoje, é tudo por hoje!

Antes de mais, para que não percam nenhum post, por favor, subscrevam-se ao blog por email ou sigam-me no Instagram, onde podem encontrar novidades e conectar comigo – @cielaunlimitedLá partilho imensas coisas divertidas sobre o meu dia-a-dia, sobre o meu curso académico e vida pessoal. Portanto, não hesites em seguir-me!

Espero que vocês tenham gostado deste artigo!

Estou super curiosa por saber a vossa opinião!

Leave a comment